terça-feira, 17 de julho de 2012

AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, O QUE A BÍBLIA DIZ?


ROMANOS 13:1TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. 2 Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
Deus ordena que obedeçamos às autoridades constituídas aqui na terra, sejam reis, políticos, polícia, justiça, entre outros. Deus instituiu o governo devido a este mundo estar caído, isto é, está no maligno, corrupção e mal permeia este mundo. Por isto, precisamos de leis para nos proteger do caos e da desordem como consequências naturais do pecado.
O Estado foi estabelecido por Deus para ser um agente de justiça e uma forma de refrear o mal, castigando o malfeitor e fazendo justiça e protegendo os que buscam fazer o bem neste mundo.
Como diz os versículos 3 e 4 que as autoridades não são para terror, mas para boas obras e que são ministro de Deus para o nosso bem (I Pe 2:13-14-17).
I PEDRO 2:13-17 13 Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; 14 Quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. 15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos; 16 Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17 Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
Obedecer sem difamar (Tt 3:1-2).
TITO 3:1-2 1 Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra; 2 Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
Estamos em ano eleitoral e muitos são os que almejam cargos políticos, mas sabemos que assim como Deus usou Paulo e Pedro para relatar a ordenação e obediência as autoridades, Deus também usou esta mesma Palavra que é a Bíblia Sagrada para dizer que o governo que deixar de exercer a sua devida função, ele já não é ordenado ou orientado por Deus, nem está cumprindo com o seu propósito.
Quando o Estado ou governo agir contrário a Palavra de Deus, o cristão deve obedecer a Deus, mais do que aos homens, isto é, obedecer em primeiro lugar às ordenanças de Deus na Bíblia do que as ordenanças dos homens (At 5:29).
ATOS 5:29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Temos o exemplo na passagem no livro de Daniel, onde o rei Nabucodonosor lançou um decreto e na época isto é irrevogável, tinha que ser obedecido ao pé da letra, nem o rei podia voltar atrás, para que todos adorassem a estátua de ouro feita pelo rei, onde autoridades, como: prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros e outros adoraram a estátua em obediência ao decreto (Dn 3:1-3), mas restaram três jovens que não adoraram, não obedeceram ao decreto do rei que foram Sadraque, Mesaque e Abedenego, pois ambos eram servos de Deus e jamais iriam adorar uma estátua porque é abominação ao Senhor adorar imagens, daí serem lançados na fornalha ardente como castigo a desobediência ao rei (Dn 3:6).
DANIEL 3:1-3 1 O REI Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia. 2 Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. 3 Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
DANIEL 3:6 E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.
Quanto a corrupção das autoridades que não estão de acordo a Palavra de Deus, devemos orar a Deus (1 Tm 2:1-3).
I TIMÓTEO 2:1-3 1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
CONCLUSÃO
Devemos obedecer as autoridades, desde que as mesmas não vão de encontro a Palavra de Deus, senão, o cristão deve obedecer a Palavra de Deus e desobedecer a autoridade humana quando necessário neste caso, pois o próprio Deus é a autoridade máxima no universo e diz que sua Palavra está acima do seu próprio nome (Sl 138:2).
SALMO 138:2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.

Fonte: Pb. Jadiel - 12/05/2012.
www.igrejacristafiladelfia.com


Nenhum comentário: